Upro - Unidade de Vida Protegida
Estrutura residencial que visa a autonomização destes cidadãos fora do meio familiar.
Aqui desenvolvem-se atividades de treino de competências sociais e pessoais, processos de organização de vida pessoal e comunitária com vista a promoção do regresso à vida activa.”
-
Tipologia:
-
- Apartamento T3 misto (2 homens e 2 mulheres)
-
- Quartos Duplos
A CANDIDATURA
Recebida a candidatura, a mesma é analisada pelo responsável técnico do serviço.
CRITÉRIOS DE ADMISSÃO
-
1. Jovens e adultos com doença psiquiátrica crónica, grave e estabilizada, com poucas capacidades de se relacionarem e integrarem socialmente.
-
2. Autonomia ao nível da deslocação para as instalações do GAC.
-
3. Não existência de diagnósticos de toxicofília e de alcoolismo primários ou personalidades sociopáticas.
-
4. Ter acompanhamento regular em consultas de Psiquiatria.
-
5. Não ter resposta ou apresentar resposta habitacional desadequada às necessidades
-
6. Residir na área metropolitana de Lisboa.
-
7. Aceitação voluntária de ingresso
A ENTREVISTA
Após a entrevista de triagem, caso seja admitido para período experimental segue-se uma avaliação das capacidades, das competências e dos interesses do(a) candidato(a), que pretende promover uma escolha mais consciente e realista.
Quando, após a avaliação, se considera que o(a) candidato(a) não tem indicação para frequentar a área de intervenção pretendida, far-se-á um encaminhamento para a área mais indicada.
Sempre que se considere que o GAC não dispõe dos recursos necessários ao acompanhamento mais eficaz e/ou que não dispõe da resposta que a pessoa prefere, procurar-se-á encaminhá-la para uma entidade parceira que disponha do serviço mais adequado e/ou pretendido. Nenhum dos candidatos ficará sem resposta.
Da decisão será dado conhecimento ao cliente no prazo de 15 dias.
O PERÍODO EXPERIMENTAL
Os novos clientes após admissão são sujeitos a um período de experimental de 15 dias, durante o qual é também elaborado o estudo sócio económico e estipulado o valor da comparticipação mensal do cliente.
Após este período é realizada uma nova entrevista com o técnico de referência, o cliente e o familiar ou representante legal com o objetivo de avaliar a situação atual e se preenche os requisitos para continuar na resposta.
Caso preencha os requisitos e o valor da mensalidade e seja de sua vontade, o cliente é definitivamente admitido e assinará contrato.